quarta-feira, 7 de julho de 2010

Flor-de-ouro (Bellardia trixago)

Bellardia trixago (L.) All.
Confesso que, desta feita, não consegui perceber a razão da atribuição a esta planta, da família Scrophulariaceae, da designação comum de Flor-de-Ouro, quando de ouro não se vêem sinais, mas é o que dizem os livros (este e não só). Distribui-se, em geral, por toda a região mediterrânica e em Portugal ocorre pela maior parte do território do continente, em terrenos secos, cultivados ou incultos, e também à beira de caminhos. Ao que leio, não gosta de grandes altitudes (acima dos 1300 m), mas, como é sabido, não é caso único, nem raro.
(Local e data: Parque da Paz - Almada; 26-Abril-2010)
(Clicando na imagem, amplia)
Adenda:
Com o tempo acabei por compreender a designação vulgar de "Flor-de-ouro". A espécie, pelos vistos, pode apresentar, quer flores brancas com o lábio superior rosado, como no caso do exemplar da fotografia, quer flores inteiramente amarelas. E, já agora acrescente-se que a designação científica mais comummente divulgada é a de Bartsia trixago L., sendo a acima indicada aceite como sinónimo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá,
senhor Francisco Clamote
o senhor levou-me a apreciar todas estas plantas, que expõe de forma magnifica no blogue.Anteriormente eram desprezadas por mim. Não passavam de ervas daninhas sem qualquer valor. Agora confesso que até já tirei algumas fotografias interessantes.
Um abraço
MikMary

Francisco Clamote disse...

Obrigado, MikMary, pela suas palavras amáveis.Abraço.

Anabela disse...

por que se pode apresentar na cor de ouro?

Anabela disse...

o Mário Diz:
"Aqui aparece a branca nas cotas mais baixas e,30 ou 40 metros acima na cota a amarela."

Deixo-lhe o apontador:

http://trepadeira-trepadeira.blogspot.com/2010/05/bellardia-trixagovulgo-flor-de-ouro.html

Francisco Clamote disse...

Obrigado, Anabela, pela informação. Ja´fui ao sítio indicado, mas continuo com dúvidas. Não desconheço a planta amarela que, aliás, já figura aqui no Botânico, mas como sendo outra espécie, designada vulgarmente por Erva-peganhenta (Parentucellia viscosa).As duas (Flor-de-ouro e Erva-peganhenta) são muito parecidas. Como leigo que sou, só vejo diferença na cor.