terça-feira, 27 de julho de 2010

Hipericão-peludo (hypericum tomentosum)

Hipericão-peludo (Hypericum tomentosum L.)
Também designada por Milfurada-peluda, esta planta da família Clusiaceae, encontra-se apenas na Região Mediterrânica Ocidental, de acordo com a informação aqui recolhida, local onde também se indica que tem o seu habitat em relvados húmidos. Não pondo em causa a fiabilidade da informação, a verdade é que a planta fotografada prosperava num talude junto de uma estrada, na região de Santarém, em terreno seco e pedregoso. 
Também não é menos verdade que, no momento em que a fotografia foi obtida, humidade era coisa que  não faltava no local, como se vê pela foto, pois as folhas ainda retinham gotas da chuva que acabara de cair, chuva que a planta, por certo, agradeceu.
(Data: 09-Junho-2010)
(Clicando na imagem, amplia)

2 comentários:

Paulo Araújo disse...

Não combinámos nada, mas hoje parece ser o dia dos hipericões. Ao que parece há muitos: a Flora Ibérica indica 26 espécies, e a maioria delas ocorre em Portugal. E este H. tomentosum (muito bem fotografado, devo dizer) é realmente especial - e de facto acho que nunca o encontrei.

Francisco Clamote disse...

É como diz, Paulo: é o dia dos hipericões.Também acho que que o "H. tomentosum" não é muito vulgar. O fotografado também foi o 1º com que deparei.