sexta-feira, 23 de julho de 2010

Erva-tintureira (Phytolacca americana)

(1. Aspecto antes da floração)

(2.Após a floração)

(3. Inflorescência)

(4. Infrutescência)
A Erva-tintureira (Phytolacca americana L.)  planta da família Phytolaccaceae, é também designada vulgarmente por uma longa série de outros nomes (Fitolaca, Baga-moira; Erva-dos-cachos-da-Índia; Erva-dos-cancros; Erva-dos-tintureiros; Tintureira; Uva-da-América; Uva-dos-tintureiros; Uva-dos-passarinhos, além de outros).
Originária da América do Norte, encontra-se actualmente naturalizada em muitas outras regiões, onde foi introduzida para utilização das bagas em tinturaria, finalidade que encontra expressão em vários dos seus nomes comuns.
Em Portugal ocorre principalmente nas regiões do centro e norte do Continente, à margem de caminhos  e em terrenos incultos, mas sobretudos em terrenos cultivados ou em pousio,  preferindo solos argilosos, com alguma humidade e aráveis, onde as suas raízes (que  chegam a atingir grandes dimensões) se podem desenvolver em melhores condições. É considerada pelos agricultores como planta infestante e de difícil erradicação, pois das suas raízes, mesmo que parcialmente destruídas pelas lavras, brotam novas plantas, na primavera seguinte.
As suas raízes são usadas em fitoterapia, para tratamento de várias doenças, incluindo as reumatismais e o cancro, além de várias outras. Não tendo certezas sobre a utilidade dos tratamentos, do que parece não haver dúvidas é que as suas bagas (se é que não se pode dizer o mesmo em relação a todas as partes da planta) são tóxicas, toxicidade que, todavia e aparentemente, não afecta as aves que delas se alimentam. Provavelmente, porque conhecem a medida certa e não abusam. Nos seres humanos adultos, 10 bagas já são suficientes para originar intoxicação.
(Local: Troviscal - Sertã; Datas: Foto 1: 19-Maio-2010; Foto 2: 14-Junho 2009); Foto 3: 17-Julho 2010; Foto 4: 17-Agosto 2009)
(Clicando nas imagens, amplia)

4 comentários:

Isa GT disse...

Sei como aqui vim parar, foi por causa da papoila-das-searas, mas uma coisa é certa, com esta da Fitolaca que nem sabia o que era, com sua licença ou sem ela, vou voltar ;)

Bom Fim de Semana

Francisco Clamote disse...

Faça favor. Tem toda a licença. Bom fim de semana também para si, Isa.

Andre Correia disse...

Eu vim aqui parar depois de ter ouvido "poke root" neste video
http://www.youtube.com/watch?v=GFbcn06h8w4&feature=player_embedded
Se a especie e de fato a mesma que o video mostra, entao pode-se comer os rebentos desde que cozinhados. Façam a vossa pesquisa antes de comer.
Aqui em Tabua ve-se bastante espontanea.
Nao sei se deva começar ja a tomar medidas de controle. antes que se espalhe mais no terreno que cultivo.

Anónimo disse...

Octávio Botelho disse...
Em S.Miguel, Açores, a Phitolaca americana existe em grande quantidade, em terrenos incultos e é conhecida vulgarmente por "uva de rato". É utilizada para tinturaria de serrim(farelo de madeira) utilizado na factura de tapetes coloridos
para as procissões.
18 de Março de 2018, às 18:30