quarta-feira, 28 de julho de 2010

Morganheira-das-praias (Euphorbia paralias)

(Implantação das plantas na duna)

(Plantas isoladas, antes da floração)

(Plantas em floração)


(Inflorescência/infrutescência)

Designada vulgarmente por Morganheira-das-praias e Eufórbia-marítima esta planta, (com o nome científico de Euphorbia paralias L.) da família Euphorbiaceae, distribui-se ao longo do litoral da região ocidental e central do Mediterrâneo e do litoral atlântico desde o Magreb até Mar do Norte e Macaronésia (Canárias e Madeira) (fonte), onde ocupa, em regra, as dunas primárias para cuja formação, aliás, contribui. Encontra-se também naturalizada na Austrália, onde é considerada planta daninha.
(Local: Dunas da Costa da Caparica)

4 comentários:

Isa GT disse...

Daninhas mas umas verdadeiras sobreviventes. Quando vejo plantas em ambiente tão hostil, sinto quase respeito pela sua luta e adaptação :)

Francisco Clamote disse...

E, de facto, merecem respeito. Além de que, em Portugal, nenhum dano causam. Pelo contrário, são benéficas, uma vez que contribuem para a formação e consolidação do cordão dunar.

Unknown disse...

Estou a passar as habituais férias na Culatra e aproveitei para pôr em prática (tentar)o que aprendi numa formação sobre o parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (Almargem) com o nosso Coronel, sobre formação de dunas e elenco floristico. O seu blogue foi de grande ajuda, muito claro nas imagens (tal qual), uma vez que não voltei a "mexer" no assunto.

Anónimo disse...

mto interessante alguém valorizar estas coisas...;)