quinta-feira, 22 de julho de 2010

Papoila-das-searas (Papaver rhoeas)

(A planta)

(A flor)

(Flor e fruto)

(Campo de papoilas)
A papoila-das-searas [Papaver rhoeas L. sin: Papaver rhoeas L. raça strigosum (Boenn.) Samp.; Papaver rhoeas L. subsp. strigosum (Boenn.) P. Cout.; Papaver rhoeas L. var. strigosum Boenn.; Papaver strigosum (Boenn.) Schur] também conhecida pelas designações de Papoila; Papoila-brava; Papoila-ordinária; Papoila-rubra; Papoila-vermelha; Papoila-vulgar; entre outros, é uma planta da família Papaveraceae .
Embora não haja muitas certezas sobre o lugar de origem da planta, há quem sustente que é originária da região do Mediterrâneo Oriental e que terá sido introduzida na Europa e noutras regiões do globo com a expansão da cultura dos cereais. Mesmo que assim seja, certo é que ela ocorre, actualmente, não só em terrenos cultivados, mas também em terrenos incultos e em pousio e não hesita em "plantar-se" à beira de estradas e caminhos. Não sei se para ver quem passa, se para exibir a sua beleza.
Em Portugal distribui-se por todo o Continente e pelos arquipélagos dos Açores e Madeira.
As suas pétalas são usadas em fitoterapia, geralmente sob a forma de infusão, como sedativo em situações de ansiedade e de perturbação do sono.
(Clicando nas imagens, amplia)

1 comentário:

José Teles disse...

Ainda faltam "as papoilas saltitantes"!