quinta-feira, 7 de maio de 2009

Plantas ornamentais: Erva-da-fortuna (Tradescantia fluminensis)

(Para ampliar, clicar sobre a imagem)
A Erva-da-fortuna (Tradescantia fluminensis Velloso; sin. Tradescantia albiflora Kunth) é uma planta originária da zona tropical da América do Sul, introduzida em Portugal para fins ornamentais e cuja área de distribuição tem conhecido grande aumento, dado ter um rápido crescimento vegetativo. É, por tal motivo, considerada, no nosso país, como planta invasora.
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Liliopsida; Ordem: Commelinales; Família: Commelinaceae; Género: Tradescantia; Espécie:Tradescantia fluminensis .

2 comentários:

Blog da Fa disse...

Oi Francisco, se puderes me exclarecer te agradeço muito.
Comprei ontém uma vaso de Tradescantia acho que é a albiflora pelo que pesquisei no google. Na loja me orientaram a molhá-la duas vezes por semana com um copo de água.
Minha dúvida é a seguinte, ela gosta que borrife as folhas e quando molha-lá a água deve ir direto a terra? ou no pratinho? ou pode molhar as folhas?
Abraço e são lindas as fotos das suas flores parabéns voce cuida muito bem delas.
Fátima
fatiminha.correa@gmail.com

Francisco Clamote disse...

Fátima:
Não lhe posso dar uma resposta muito concreta sobre as preferências da planta, mas suponho que qualquer das hipóteses são boas, pois pelo que conheço da planta (na natureza) é que ela prefere terrenos frescos e sombrios e não se queixa quando a chuva cai sobre as suas folhas. "Fluminensis" deriva do latim "flumen" que significa rio, (logo humidade e, com isto, está tudo dito). Abraço.