terça-feira, 30 de maio de 2023

Ineixas (Hirschfeldia incana)







Ineixas [Hirschfeldia incana (L.) Lagr.-Foss. *]

Planta anual ou perenizante, com revestimento de pêlos simples. Possui caule muito ramificado, folhoso, com pilosidade densa, podendo atingir até 120-140 cm de altura; folhas inferiores dispostas em roseta, lirado-penatissectas, com 4 a 6 segmentos laterais e um terminal, ovado, dentado; as superiores muito mais pequenas, menos divididas, de lanceoladas a lineares, sésseis; flores agrupadas em cachos numerosos e compridos, sem brácteas, formando um conjunto muito emaranhado à medida do avanço da floração e da frutificação. As flores apresentam pedicelos curtos e tão grossos quanto a base dos frutos; sépalas erectas (3 a 4 mm), com as laterais gibosas na base; pétalas (4) (com 6 a 9mm), unguiculadas, de cor amarelo-pálida. Frutos sob a forma de silíqua, com 2 segmentos (porção valvar com 4 a 6 sementes em cada lóculo e o rostro, geralmente mais curto que a porção valvar, umas vezes, direito e outras vezes retorcido.
Tipo biológico: terófito ou hemicriptófito;
Família: Brassicaceae (Cruciferae)
Distribuição: planta oiginária das regiões mediterrânica e irano-turânica. Entretanto introduzida em muitas outras regiões.
Em Portugal ocorre como espécie autóctone em todo o território do Continente e no arquipélago da Madeira. Presente também no arquipélago dos Açores como espécie introduzida.
Ecologia/habitat: planta ruderal, frequente em bermas de estradas e caminhos, taludes, baldios, campos agrícolas abandonados e em cultivo, a altitudes até 2200 m.
Floração: de Março a Agosto.
* Sinonímia: Sinapis incana L. (Basónimo)
(Avistamento: Parque da Paz - Almada; 9 - Maio - 2023)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: