quinta-feira, 1 de junho de 2023

Crepis bursifolia






Crepis bursifolia L.

Erva perene com raiz primária robusta; múltiplas hastes florais, erectas ou ascendentes, com 10 a 30 cm, em geral com ramificações na parte superior; folhas basais dispostas em roseta, pecioladas, penatipartidas ou penatissectas, com 5 a 10 pares de segmentos laterais e um terminal muito maior, ovado, denticulado; as caulinares (raras) em geral lineares, sésseis; flores liguladas, amarelas na página superior e esverdeada na inferior, agrupadas em pequenos capítulos aproximadamente cilíndricos dispostos em cimeiras pouco densas; frutos: cipselas castanhas, fusiformes, providas de papus brancos umbeliformes.
Tipo biológico: hemicriptófito;
Família: Asteraceae (Compositae)
Distribuição: planta originária do Centro e Oeste da Região Mediterrânica (incluindo: Argélia, Córsega, França, Itália, Marrocos, Sicília, Espanha, Tunísia, e países da antiga Jugoslávia) e ilha de Tenerife no arquipélago das Canárias (Fonte). Introduzida na Califórnia.
Em Portugal ocorre certamente como espécie introduzida e, supostamente, em data recente, visto não figurar na Checklist da Flora de Portugal, nem noutras fontes por mim habitualmente consultadas.
Ecologia/habitat; terrenos relvados, cultivados ou incultos.
Floração: de Maio a Agosto.
(Data e local da obtenção das fotos: Almada; 1 - Junho - 2023)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: