quinta-feira, 8 de junho de 2023

Perfolhada (Bupleurum lancifolium)





Perfolhada (Bupleurum lancifolium Hornem.)
Erva anual com 6 a 75 cm de altura. Possui caules herbáceos, pouco ramificados; folhas basais diferentes das caulinares; as basais, amplexicaules, de oblongas a oblongo-lanceoladas, que acabam por murchar antes da floração; as caulinares, perfolhadas, de ovadas-lanceoladas a ovadas. Flores com pétalas amarelas agrupadas (6 a 25) em umbelas terminais e laterais com 2 a 4 raios com comprimento algo desigual; brácteas inexistentes; bractéolas ovadas ou ovado-lanceoladas, mucronadas, muito mais compridas e largas que as flores e frutos. Frutos com pedicelos curtos (1 a 4 mm); mericarpos oblongos ou oblongo-elípticos, tuberculados.
Tipo biológico: terófito;
Família: Apiaceae (Umbelliferae)
Distribuição: Sul da Europa; Norte de África; Sudoeste da Ásia; arquipélago da Madeira. Introduzida na Eritreia e Estados Unidos da América (Arizona, Califórnia, Connecticut, Maryland, Massachusetts, Ohio, Pensilvânia, Texas) (Fonte) e na Inglaterra.
Em Portugal ocorre como planta autóctone, quer no território do Continente (Algarve, Alto e Baixo Alentejo, Estremadura, Ribatejo, Beira Litoral e Douro Litoral), bem como no arquipélago da Madeira.
Ecologia/habitat: campos agrícolas cultivados (como hortas e searas) ou incultos; bermas de estradas e caminhos, em solos secos, preferentemente, calcários, argilosos ou margosos, a altitudes até 1500m.
Floração: de Abril a Agosto.
Risco de extinção: a planta figura na Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental incluida na categoria de risco de extinção (IUCN) de "Quase Ameaçada".
[Avistamento: Monte da Caparica (Almada); 5 - Junho - 2023]
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: