quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Narciso-de-inverno (Narcissus tazetta)




Narciso-de-inverno *(Narcissus tazetta L.)
Planta herbácea, bulbosa, perene.
Morfologicamente muito semelhante à congénere Narcissus papyraceus, dela se distingue, no entanto, pela diferente cor da coroa: amarela no N. tazzeta; branca no N. papyraceus.
Tipo biológico: geófito;
Família: Amaryllidaceae;
Distribuição: Europa (desde o Nordeste da Península Ibérica até aos Balcãs); Ásia (Península da Anatólia) e Norte de África. Naturalizada noutras regiões e países, onde foi introduzida como planta ornamental. É o caso de Portugal onde se pode encontrar em algumas regiões do território do Continente e, designadamente, no Algarve, Baixo Alentejo, Estremadura e Beira Litoral.
Ecologia/habitat: nos lugares de origem ocorre em clareiras de matos e sobreirais, prados húmidos, fissuras de rochas calcárias, a altitudes até 1000m.
Em Portugal, no entanto, aparece sobretudo em sítios ruderalizados, na proximidade de lugares habitados, tratando-se frequentemente de populações escapadas de cultivo.
Floração: de Novembro a Março.
*Outros nomes comuns: Mijaburro, Narciso-de-Constantinopla, Narciso-tazeta.
[Local e data: Trafaria (Almada); 21 - Dezembro - 2016]

2 comentários:

Majo Dutra disse...

~~~
Belíssimos!
~~~~~~~~

Anónimo disse...

Estes são daqueles que cheiram muito mal ? Mas mesmo com esse cheiro desagradável eu gostava de plantar alguns no meu jardim mas são cada vez mais difíceis de encontrar nos campos...