sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Cachrys sicula








Cachrys sicula L.
Erva perene, um tanto rugosa, com 30 a 150cm, com caules muito ramificados; folhas basais multipenatissectas (4 a 6 vezes) com segmentos de última ordem, lineares, não rígidos, mucronados; e folhas caulinares também multipenatissectas (3 a 5 vezes); flores com pétalas amarelas com o ápice encurvado, agrupadas em umbelas compostas com 12 a 30 raios; frutos em geral globosos, por vezes elipsoides.
À primeira vista não é fácil distinguir a C. sicula da sua congénere C. libanotis, pois o hábito das duas espécies é, no seu conjunto, extremamente semelhante. Uma observação atenta permite, no entanto, distingui-las. Eis algumas das características distintivas: a C. libanotis é francamente mais rugosa que a congénere; os segmentos foliares de última ordem desta espécie podem ser lineares ou filiformes, rígidos e por vezes dentados, nunca mucronados; os frutos da C. libanotis são ovoides  e raramente papilosos, ao passo que os da C. sicula são globosos, como vimos, e sempre papilosos; as brácteas da umbela central são num caso (C. libanotis)  indivisas, enquanto que no outro caso se apresentam como penatissectas ou multipenatissectas; o cálice da C. libanotis tem dentes com menos de 0,5mm, enquanto que os dentes do cálice da C. sicula podem ter 1,1mm e nunca menos de 0.7mm.
Note-se, finalmente, que a identificação das duas espécies é também facilitada pelo facto de a C. libanotis ter um habitat mais restrito que a congénere, pois que confinado a dunas e areais, em geral, costeiros  e a altitudes até 100m.
Tipo biológico: hemicriptófito;
Família: Apiaceae /Umbelliferae;
Distribuição: Oeste da Região Mediterrânica.  Em Portugal Continental ocorre apenas no Algarve, Alto e Baixo Alentejo e Estremadura.
Ecologia/habitat: terrenos secos, em locais abertos e ensolarados, taludes e bermas de estradas e caminhos, em solos preferentemente básicos a altitudes até 900m. Subnitrófila. 
Floração: de fins de Março a Junho.
[Locais e datas: Castro Verde; 28 - Março - 2014 (as 4 primeiras fotos); Mértola; 27 - Maio - 2015 (as fotos restantes)]
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: