segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Valerianella multidentata






Valerianella multidentata Loscos & J.Pardo
Erva anual,  com 2 a 20 cm,  revestida por indumento, mais ou menos denso, formado por pêlos retrorsos; caule ramificado (uma ou mais vezes) a partir da base e de forma dicotómica, como parece ser a regra entre as plantas deste género, cujo hábito, considerado no geral, não difere muito de espécie para espécie. Aparentemente e aos olhos de um leigo, pelo menos, a melhor forma de distinguir as diversas espécies, parece ser a observação da forma e do número de dentes do cálice que, nalgumas espécies, pode nem sequer estar presente. Não é o caso da V. multidentata, que apresenta um cálice com 11 a 17 dentes terminados em gancho, número que é superior ao de qualquer outra das espécies em causa (a ponto de  justificar o epíteto específico), dentes que se tornam mais facilmente perceptíveis na fase da frutificação, pois o cálice é acrescente e  persistente nessa fase.
Tipo biológico: terófito:
FamíliaValerianaceae;
Distribuição: Península Ibérica.
Esta espécie não figura na Checklist da Flora Portuguesa e a Flora Ibérica também não a considera como existente em território português. Todavia, não restam dúvidas de que ela ocorre também em Portugal. No portal da SPBotânica (Flora.on) figura já, com efeito, um registo da autoria de Ana Júlia Pereira e de Miguel Porto aos quais cabe o mérito da sua descoberta e identificação. 
Ecologia/habitat: pastagens anuais e terrenos degradados em substratos calcários ou gessosos a altitudes entre 200 e 700m.
Floração: de Abril a Maio.

2 comentários:

Gonçalo Santos disse...

Excelente Blog! Parabéns!

Mais uma fonte nacional interessante para me entreter.
Também tenho um blog e recentemente criei um menu dedicado à flora nacional: vou colocando fotografias de flores e plantas à medida que as encontro.

http://somethingintheyard.blogspot.pt/

Francisco Clamote disse...

Obrigado pelo cumprimento.