quinta-feira, 15 de maio de 2014

Saxifraga cintrana







Saxifraga cintrana Kuzinsky ex Willk.
As possíveis dúvidas sobre se a espécie a que dedicámos o "post" de ontem é ou não um endemismo português, não têm o menor cabimento no que respeita à espécie aqui retratada. Trata-se, nemine discrepante, de um endemismo português com ocorrência limitada ao Centro Oeste (calcário) do território do Continente, espaço que engloba a Serra de Sintra, a Serra de Montejunto e as Serras d'Aire e Candeeiros, espaço onde  a S. cintrana aparece, quer em plataformas formadas pelos rochedos calcários, quer nas fendas das rochas e muros construídos com materiais da mesma natureza.
Trata-se de uma espécie vivaz (tipo biológico: hemicriptófito) com indumento glanduloso e com hastes florais que podem atingir até 30 cm.
Com alguma boa vontade, embora esse não seja o meu ponto de vista, admite-se que o "hábito" desta espécie se possa confundir com o da sua congénere Saxifraga granulata. Pelo menos é o que explica que o portal da SPBotânica tenha achado recomendável chamar a atenção para uma característica que é exclusiva da S. cintrana. Esta, ao contrário daquela, possui, de facto, pêlos glandulosos na página superior das pétalas (fonte), pormenor que é visível em algumas das fotos supra. As diferenças, porém, a meu ver, não se reduzem a tão pouco. Uma visita aqui é suficiente para o confirmar.
Floração: de Março a Junho.
(Local e data: Serra de Montejunto; 13 - Maio - 2014)

4 comentários:

Viviana disse...

Olá, Francisco

Venho muitas vezes aqui, ao seu espaço espreitar.

Sou uma amante da Natureza!
Tenho a serra de Sintra, á frente da minha janela...sempre que acordo, vou olhá-la. Ver como está e cumprimentá-la.

Vou lá com muita frequência.Consegui criar nos filhos e nos netos o amor pela natureza. Que bom!

Confirmo (como se fosse preciso) a existência dessa bela e atraente plantinha na serra de Sintra.
Vejo-as por lá, sim. Obrigada por "me dizer o nome dela", pois eu não sabia.

Desejo-lhe uma boa e linda sexta-feira
Um abraço
Viviana

José M. M. Santos disse...

Estou a escrever-lhe pelo centro de jardinagem JARDINS SINTRA. Eu já algum tempo que sou seguidor (particularmente) do seu blog e resolvi colocar um link no blog do centro de jardinagem. Porque gosto, porque é aqui da zona de Sintra e porque normalmente trata, ao contrário de nós, de plantas silvestres, sendo assim um bom complemento de leitura para os nossos leitores. Parabéns pelo blog.

José Santos
http://jardinssintra.blogspot.com

Francisco Clamote disse...

Muito obrigado, a ambos, Viviana e José Santos, pelas palavras de estímulo.
E caro José Santos, hoje mesmo vou tratar de retribuir a gentileza da colocação do "link".

Majo disse...

~
~ ~ Parabéns pelo sucesso. ~ ~

~ ~ Cordiais cumprimentos. ~ ~