sexta-feira, 9 de maio de 2014

Bico-de-pomba-maior (Geranium columbinum)

 

Bico-de-pomba-maior (Geranium columbinum L.)
Erva anual (tipo biológico: terófito) da família Geraniaceae, com caules erectos, ou ascendentes que podem atingir até 50cm, com folhas palmatipartidas, compridamente pecioladas; flores com 5 pétalas de cor entre o rosa e o púrpura, suportadas por elegantes e compridos pedúnculos.
Nem sempre é fácil a distinção entre as várias espécies do género Geranium e no caso do G. columbinum as dificuldades surgem sobretudo em relação ao G. dissectum e ao G. molle, porque estas duas espécies têm folhas semelhantes. Como característica distintiva facilmente perceptível para um observador mediano, o portal da SPBotânica (Flora.on), chama a atenção para uma característica do G. columbinum que os seus congéneres não possuem e que é a existência de "sépalas prolongadas numa arista comprida, claramente diferenciada", bem visível em qualquer das imagens supra. 
Distribuição: presente em grande parte da Europa, no Sudoeste da Ásia e no Norte de África. Presente igualmente na América do Norte como espécie introduzida. Em Portugal ocorre apenas no território do Continente.
Ecologia/habitat: terrenos de pastagens, campos cultivados, incultos, ou em pousio, baldios, bermas de caminhos, em locais com alguma humidade, a altitudes que podem ir desde o nível do mar até aos 1500m.
Floração: de Abril a Agosto.
(Local e data: Fragas de S. Simão - Figueiró dos Vinhos;  29 - Abril - 2014)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: