terça-feira, 22 de outubro de 2013

Orquídea de Outono (Spiranthes spiralis)









Spiranthes spiralis (L.) Chevall.
Pelos vistos, até a propósito de orquídeas silvestres faz sentido dizer que "não há regra sem excepção. Com efeito, por norma, as espécies da família Orchidaceae existentes em Portugal florescem, na sua maioria durante a Primavera, e algumas ainda no Inverno. A Spiranthes spiralis será provavelmente a excepção que confirma a regra, pois, se não estou em erro, é uma das poucas, senão a única, a florir no Outono (de Setembro a Novembro). 
Erva perene (tipo biológico: geófito) com 2 a 4 tubérculos e haste floral de pequeno porte (6 a 27 cm) aproveita para florir numa época em que as ervas circundantes ainda se encontram no início do seu desenvolvimento e em que, por isso, tem melhores condições para beneficiar da luz solar e para se fazer notar. E mesmo assim pode facilmente passar despercebida, porque também as flores, dispostas em espiral, embora gráceis, apresentam uma cor discreta e são de pequenas dimensões.
Distribui-se pelo Centro e Sul da Europa e por toda a região costeira do Mediterrâneo. Em Portugal, a Flora Ibérica dá-a como presente, com certeza, na Estremadura e na Beira Litoral, admitindo como provável a sua ocorrência no Algarve, Alto Alentejo, Ribatejo, Douro Litoral e Trás-os-Montes. Tendo, no entanto, em conta os registos já existentes no Portal Flora.On, podemos considerar que, pelo menos, no Algarve, Ribatejo e Douro Litoral, a sua presença é uma certeza e não mera probabilidade.
Ecologia/habitat:  prados, clareiras de matos, espaços entre rochas, bermas de caminhos e dunas, a altitudes que vão desde o nível do mar até aos 1500 m.
(Local e data: Serra d'Aire; 18 - Outubro - 2013)

5 comentários:

Fernanda Delgado do Nascimento disse...

Nao conhecia esta especie. É linda, delicada, humilde mas vigorosa, tal como eu gosto. Obrigada

Francisco Clamote disse...

Eu é que agradeço, Fernanda, a visita e o comentário.

Maria Carvalho disse...

Este ano, há muitos exemplares nos calcários do Marão, e são fáceis de localizar, há populações mesmo junto à estrada.

(A rara Goodyera macrophylla, endemismo madeirense, também floresce nesta altura.)

Francisco Clamote disse...

Obrigado, Maria Carvalho, por mais estas informações, em particular no que diz respeito à existência e à época de floração da "Goodyera macrophylla" de que eu nem sequer ainda ouvira falar.

Anónimo disse...

Do Brasil, meu abraço. Estou descobrindo seu blogue. Obrigado!