terça-feira, 8 de outubro de 2013

Pica-três (Xanthium spinosum)

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)
Pica-três * (Xanthium spinosum L.)   
Erva anual (tipo fisionómico: terófito) da família Asteraceae, com caule algo lenhoso, em geral muito ramificado que pode elevar-se até cerca de 1m. de altura, apresentando folhas triangulares, em geral, trilobadas, protegidas por espinhos trífidos, fortes e compridos, inseridos nas axilas foliares. Cada planta é portadora de flores femininas e masculinas, umas e outras sem pétalas,  agrupadas em capítulos distintos segundo o respectivo género. Os frutos são cobertos por um invólucro endurecido revestido de espinhos com o ápice em gancho, formato que permite que os frutos se prendam com firmeza à pele dos animais que com eles contactem, proporcionando à planta uma eficaz forma de dispersão das sementes.
Presente em grande parte das regiões do globo é considerada, actualmente, quanto à distribuição,  como planta cosmopolita. Não há porém unanimidade quanto à sua proveniência. Embora a maior parte das fontes consultadas a considere originária da América do Sul, não faltam, no entanto, outras fontes que a têm na conta de autóctone de outras regiões bem afastadas do continente sul-americano. Para não ir mais longe, referirei o portal Flora.On, que a considera como autóctone em Portugal, com presença no território do Continente e nos Açores. E não é, longe disso, caso único.
Ecologia/Habitat: terrenos incultos e áridos, baldios e áreas ruderais até 1000m. de altitude.
Floração: de Junho a Outubro.
* Outros nomes comuns: Arzola; Gatinhos; Bardana-espinhosa; Erva-de-Santa-Helena.
[Locais e datas: Santiago do Cacém; 13 - Outubro - 2008 (foto 1); Aldeia da Ponte (Sabugal) 23 - Setembro - 2013( fotos restantes)]

Sem comentários: