quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Rhagadiolus edulis








Rhagadiolus edulis Gaertn.
Erva anual (tipo fisionómico: terófito) da família Asteraceae, com caules glabros ou pubescentes que podem atingir até 60cm de altura; as folhas basais e as caulinares mais próximas da base, liradas (ou seja, com o segmento terminal do limbo muito maior que os laterais); capítulos com flores liguladas, tingidas de amarelo vivo; frutos em forma de estrela.
Distribuição:  Região Mediterrânica, com excepção do Nordeste de África. Em Portugal surge em grande parte do território do Continente, podendo ser  avistada, de forma descontínua, desde o Minho até ao Algarve.
Ecologia/habitat: lugares mais ou menos húmidos e mais ou menos sombrios, em prados, pastagens e bermas de caminhos.
Floração: de Março a Junho.
Observação: esta espécie é comestível tal como várias outras plantas da família das Asteraceae, comuns em Portugal. Recordo, a título de exemplo, as plantas dos géneros Lactuca (onde se inclui a alface comum - Lactuca sativa);  Cichorium (almeirões) e Sonchus (serralhas). No caso da espécie ora em assunto é a própria designação científica que lhe atribui essa qualidade. O termo latino edulis tem precisamente o significado de "comestível"
(Local e data: Coentral - Serra da Lousã; 12 - Maio - 2013)

1 comentário:

Simone Felic disse...

Gostei tanto das flores , que também dei meus clicks na flor que também tem muitas por aqui.

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com/