quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Rabo-de-raposa (Stachys arvensis)

 (1)

 (2)

(3)

(4)
Rabo-de-raposa [Stachys arvensis (L.) L.]
Erva anual (tipo fisionómico: terófito), da família Lamiaceae, de pequenas dimensões (5 a 40 cm) com caule erecto, simples ou escassamente ramificado desde a base, com revestimento de pêlos compridos e flexíveis (hirsuta); folhas ovadas ou aproximadamente cordiformes, com pequenos recortes arredondados nas margens (crenadas), menos frequentemente lobuladas; flores (com corola de cor esbranquiçada ou  púrpura, bilabiada, com o lábio superior inteiro e o inferior mais largo e trilobado) dispostas (2 a 6) em verticilastros em número variável (geralmente, entre 3 e 8).
Distribuição:  Europa Central, Ocidental e do Sul e Macaronésia. Em Portugal é uma espécie relativamente comum em quase todo o território.
Habitat: pastagens, clareiras de bosques e matagais, campos cultivados e em pousio e, em geral, em terrenos com humidade temporária, preferencialmente sobre substratos siliciosos, arenosos ou argilosos.
Em geral, é indicado como período de floração o que vai de Fevereiro a Agosto. A foto 4 (supra) documenta, no entanto, um exemplar a  florir nos finais de Dezembro.
[Locais e datas: Plataforma superior da Arriba Fóssil - Costa da Caparica; 13 - Fevereiro - 2013 (fotos 1, 2 e 3); Troviscal - Sertã; 23 - Dezembro - 2012 (foto 4)]
(Clicando nas imagens amplia)

Sem comentários: