terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Marroio-d'água (Lycopus europaeus)





Marroio-d'água, ou Menta-de-lobo (Lycopus europaeus L.)
Erva vivaz (tipo fisionómico: hemicriptófito) da família Lamiaceae, com raízes rizomatosas, caule (com 30 a 90 cm), erecto, geralmente muito ramificado, glabro ou com pêlos finos; folhas opostas,  lanceoladas, elípticas ou ovadas, mais ou menos profundamente dentadas,  por vezes penatifendidas na base; flores cm 3 a 4 mm de diâmetro, com corola de cor creme com pequenas manchas púrpura, formadas por 4 pequenos lóbulos desiguais, reunidas em verticilastros densos situados nas axilas das folhas.
Distribuição: Europa, Ásia e Norte de África. Naturalizada na América do Norte e Austrália. É relativamente comum em todo o território continental de Portugal, excepção do Baixo Alentejo e Algarve.
Habitat: em locais húmidos ou encharcados, em geral e, em especial, nas margens de cursos de água e à beira de lagoas e barragens. Indiferente à  natureza do solo.
Floração: de Junho a Setembro
As suas partes florais são usadas sob a forma de infusão, em fitoterapia, com indicação de utilização em casos de nervosismo, insónia e síndroma pré-menstrual.
(Local e data: Barragem do Sabugal; 20 - Junho - 2012)

Sem comentários: