quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Morugem (Stellaria media)




Morugem *[Stellaria media (L.) Vill.]
Erva anual (tipo fisionómico: terófito) da família Caryophyllaceae, com caules até 30cm, ramificados desde a base, mais ou menos pubescentes, por vezes, glabros.
Admitindo-se que possa ser originária da Região Mediterrânica, a espécie é, no entanto, considerada actualmente como cosmopolita quanto à sua distribuição. Em Portugal está presente em todas as regiões.
Habitat:  terrenos agrícolas cultivados ou em pousio, baldios, terrenos perturbados ou ruderalizados, à beira de estradas e caminhos e mesmo em zonas urbanas, sobre solos com alguma humidade.
A floração pode ter lugar praticamente ao longo de quase todo o ano, conquanto ocorra com mais intensidade de Dezembro a Junho. 
Considerada comestível, a espécie não faz, no entanto, parte da dieta habitual dos portugueses. Nem habitual, nem vulgar, julgo eu.
*Outros nomes comuns:  morugem-branca, morugem-vulgar, morugem-verdadeira, marugem, erva-moleira, olho-de-toupeira, orelha-de-toupeira.
(Local e data: Troviscal - Sertã; 23 - Dezembro - 2012)

3 comentários:

Isa GT disse...

A parte que mais me interessa das plantas (e que vou sempre cuscar);) é para o que podem servir e, se eu as conseguisse distinguir na natureza, sem enganos porque há muitas plantas semelhantes saberia que esta, tem imensas propriedades medicinais: adstringente, antibacteriana, antinflamatória, febrífuga, laxante, nutritiva, refrigerante, tónico respiratório, até para emagrecer pois ajuda a metabolizar as gorduras... até pode ser usada em saladas, sopas e temperos...
Conheço e até uso algumas mas nunca apanhadas por mim directamente da natureza porque tenho muito receito de cometer um erro ou usá-las em quantidades erradas mas não há dúvida que é uma área muito mal aproveitada.
Quando estou constipada a primeira coisa que faço é ferver tomilho uns 2 minutos, juntar mel e casca de limão e nem preciso de comprimidos e o meu miúdo já curou muitas dores de garganta só com o gargarejar deste chá.
Pena que esta sabedoria esteja cada vez mais esquecida, o que só é proveitoso para as farmacêuticas que as usam mas, misturadas com químicos, mais interessadas em fazer milhões do que na nossa saúde.
Por acaso a minha filha, como nos EUA as ervas biológicas são muito caras, ela cultiva imensas no quintal, seja para chás ou temperos, seca-as para as usar no Inverno... a rapariga saíu melhor que a mãe :)

Bjos

Francisco Clamote disse...

Isa, esta é muito fácil de identificar e é ainda mais fácil encontrá-la, porque, nesta época de Outono - Inverno, ela pode surgir em qualquer lugar, mesmo portas adentro de qualquer povoação - cidades incluídas.

Isa GT disse...

Tinha que imprimir as fotos, pelo sim, pelo não ;)