domingo, 18 de setembro de 2011

Agrimónia (Agrimonia eupatoria)




Agrimónia* (Agrimonia eupatoria L.)
Planta herbácea, vivaz, da família Rosaceae, com haste floral, geralmente não ramificada, que pode atingir até 1,50 m de altura. Distribui-se por quase toda a Europa, exceptuando o extremo norte, pelo oeste, centro e leste da Ásia, norte de África e ilhas da Macaronésia (excepto Cabo Verde). Em Portugal, além das ilhas da Madeira e dos Açores, distribui-se por quase todo o território do Continente, sendo, no entanto, duvidosa a sua presença na Beira Alta, Douro Litoral e Baixo Alentejo. Ocorre em quase todo o tipo de terrenos, geralmente sobre solos profundos e com alguma humidade, junto de sebes,  nas orlas e clareiras de bosques,  carvalhais  e soutos, designadamente.
Floresce da maio a julho.
As folhas e partes florais da Agrimónia são indicadas, em fitoterapia, para o tratamento de inflamações cutâneas e da orofaringe. Os seus componentes também são utilizados em cosmética e em tinturaria.
*Outras designações comuns: Erva-agrimónia, Erva-eupatória, Erva-hepática, Eupatória e Eupatória-dos-gregos.
(Local e data: Serra da Arrábida; 10 - maio - 2011)
(Clicando sobre as imagens, amplia)

1 comentário:

Maria Manuela Carvalho disse...

Parabens pelo seu blog e muito obrigada pelo muito que tenho aprendido com o "aprendiz"!
Quanto à Agrimonia Eupatoria, posso garantir-lhe que existe no Douro Litoral e terei muito gosto em lha mostrar se vier ao Norte - estamos em Vila Nova de Gaia, perto do Parque Biológico, onde há muitas ervinhas lindas e uteis como esta, tudo em estado selvagem, que é o mais belo...

Maria Manuela Carvalho
mmscarvalho@gmail.com