terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ornithogalum pyrenaicum



Ornithogalum pyrenaicum L.
Foi num espaço por onde já passei milhares de vezes (digo bem: milhares de vezes) num relvado nas margens do Côa, que acabei por deparar com esta bela espécie da família Hyacintaceae e que identifiquei graças, uma vez mais, ao Paulo Araújo. Quem mais haveria de ser ? 
A espécie, que é uma herbácea bulbosa, distribui-se, segundo a Flora Digital, por boa parte da Europa até ao sul da Grã Bretanha, pelo Cáucaso, Turquia (sudoeste da Ásia),  Marrocos  (norte de África) e Macaronésia (Canárias) e, segundo o mapa de distribuição fornecido pela mesma fonte, a espécie ocorre em Portugal em quase todo o território do Continente, com excepção do Alto Alentejo, de parte do Ribatejo e da zona litoral do Algarve, em zonas de matos, matagais e relvados húmidos. Não é, ao que me parece, particularmente abundante.
Segundo esta fonte, esta e esta, a planta, ao brotar é comestível. Daí que, em francês, a espécie seja conhecida pelas designações comuns de asperge des bois e aspergette e, em inglês, por Prussian asparaguswild asparagus e Bath Asparagus. Em Portugal é que ainda se não descobriu esta utilidade da espécie, o que não admira, pois ainda nem sequer se encontrou um nome para a designar em vernáculo.
Floresce de maio a julho.
(Local e data: Rapoula do Côa - Sabugal; 21 - junho - 2011)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: