domingo, 11 de setembro de 2011

Chamaesyce prostrata

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)
Chamaesyce prostrata (Aiton) Small **

Geralmente considerada como nativa da América, ou mais especificamente das Caraíbas, a Chamaesyce prostrata encontra-se naturalizada em quase todos os continentes, sendo considerada actualmente uma planta cosmopolita. Herbácea, anual, da família Euphorbiaceae, apresenta caule muito ramificado, desde a base, com os ramos prostrados a atingirem, normalmente entre 10 a 30 cm de comprimento. Apresenta folhas opostas, ovaladas, de pequenas dimensões (geralmente com comprimento inferior a 1 cm). Quer as flores (observáveis na foto 4), quer os frutos (v. foto 5) estes com 1 a 2 mm de largura, são praticamente invisíveis numa observação pouco atenta.
É considerada planta daninha, nalguns países como, por exemplo, no Brasil, onde a espécie é designada pelos nomes comuns de Quebra-pedra-rasteira, Beldroega-pequena, Caá-bambuí e Quebra-pedra. Como tal não é havida em Portugal, onde julgo não ser muito vulgar (neste sítio, se bem compreendi as siglas usadas [E] e [TM], assinala-se sua presença apenas na Estremadura e Trás-os-Montes*) nem  me parece ser muito frequente em terrenos de cultura. Pelos exemplares fotografados diria eu que a espécie prefere a beira de estradas e caminhos (fotos 2 e 3) e até lugares tão insólitos como o parque de estacionamento duma superfície comercial, aproveitando qualquer fenda no pavimento desde que tenha a protecção dum lancil (foto 1). Foi, aliás, o insólito da sua implantação que chamou a minha atenção pois a planta, só por si, é muito discreta e facilmente vítima duma pisadela.
Floresce de abril a dezembro, segundo a Flora Digital de Portugal.
(* A distribuição da espécie  em Portugal deve ser, no entanto, mais alargada do que a mencionada, pois as plantas fotografadas não foram encontradas em nenhuma das citadas regiões)
[** Sinonímia: Euphorbia prostrata Aiton. (Basónimo); Anisophyllum prostratum (Aiton) Haw.; Aplarina prostrata (Aiton) Raf.; Tithymalus prostratus (Aiton) Samp. Euphorbia callitrichoides Kunt; Euphorbia perforata  Guss.; Euphorbia trichogona Bertol.; Chamaesyce malaca Small; Euphorbia malaca (Small) Little]
(Local e data: Sertã; 07 - setembro - 2011)
(Clicando nas imagens, amplia)

1 comentário:

Unknown disse...

Obrigada pela informação.aqui no meu trabalho tem bastante nas fendas da calçada mesmo valeu!