quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Romulea ramiflora

(1)

(2)
(3)

(4)
Romulea ramiflora Ten.
Tipo biológico:geófito;
Família:Iridaceae;
Distribuição: Sul da Europa, Norte de África e Sudoeste da Ásia.
Em Portugal ocorre em quase todo o território do Continente, embora de forma descontínua, não sendo, aparentemente, muito comum
Habitat: terrenos pastagens, clareiras de bosques e de matagais, com frequência em solos arenosos a altitudes até 500m.
Floresce de Janeiro a Março.

*Nota: As plantas fotografadas foram inicialmente identificadas por mim como sendo da espécie Romulea bulbocodium. O comentário entretanto enviado e publicado (v. infra) levou-me a rever a identificação, pois, de facto,  na Romulea bulbocodium as ramificações do estilo ultrapassam sempre as anteras, característica que as plantas das imagens supra não apresentam. Pelo contrário, na Romulea ramiflora, as ramificações do estilo, à semelhança do que se passa com as plantas reproduzidas nas imagens supra, podem não ultrapassar as anteras. A rectificação impunha-se pois. Como de resto se impõe que agradeça ao autor do comentário a chamada de atenção para o erro cometido, o que faço com todo o gosto. Obrigado.
(Local e data das fotos: Plataforma superior da Arriba Fóssil - Caparica; 09- fevereiro - 2011)
(Clicando nas imagens, amplia)

2 comentários:

Paulo disse...

Parece-me ser Romulea ramiflora...

Francisco Clamote disse...

E, se calhar, é. Não disponho, no entanto de imagens que me levem a concluir definitivamente nesse sentido. Em todo o caso, revendo agora as fotos publicadas, estou também em crer que não se trata da Romulea bulbocodium.
Obrigado, em qualquer caso, pelo parecer.