sábado, 4 de dezembro de 2010

Feto (Pteridium aquilinum)

Feto (Pteridium aquilinum (L.) Kuhn)

Planta cosmopolita da família Dennstaedtiaceae, que se encontra em todos os continentes, com excepção da Antárctida, é designada em Portugal, onde é muito vulgar, por Feto, Feiteiro/a, Feto-dos-montes, Feto-fêmea; Feto-fêmea-das-boticas, Feto-ordinário, FieitoFieitos e já agora, na minha região, por Figueitos. No Brasil, também é conhecida pelo nome genérico de Samambaia.
Embora se possam encontrar plantas isoladas (como na imagem) geralmente surge agrupada formando grandes manchas de verde, em terrenos húmidos e sombrios, cultivados, ou incultos e com muita frequência na encosta dos montes e a coberto de espécies florestais, sobretudo em zonas de pinhal.
(Clicando na imagem, amplia)

4 comentários:

Anabela disse...

A samambaia lembra-me sempre fractal.

um Todo constituído de Partes auto-semelhantes fascina-me :)

Francisco Clamote disse...

Já tinha visto o vídeo, Anabela. É espectacular. Grato pelo gesto de o trer trazido até aqui.

Anabela disse...

O que é espectacular é a diversidade assumida pela vida e este seu blog é mostra disso :)

Francisco Clamote disse...

Tem toda a razão, Anabela. Não quanto ao blogue, mas em relaçao à diversidade da vida. Até eu que sou um "camponês" transplantado para a cidade, com muita frequência me espanto com as espécies com que deparo, volta não volta, nos meus passeios pelo campo.