terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Árvores de fruto: marmeleiro (Cydonia oblonga)

(Marmeleiro em flor)

(Flor - pormenor)

(A mesma árvore com frutos imaturos)

(Frutos maduros)

O Marmeleiro [Cydonia oblonga Mill. sin: Cydonia communis Loisel. var. lusitanica (Mill.) Loisel.; Cydonia lusitanica Mill.; Cydonia lusitanica (Mill.) Asch. et Graebn.] é uma árvore, geralmente, de pequena dimensão, da família Rosaceae. Considerada como originária da Ásia Central, Cáucaso e norte do Irão, é actualmente cultivada, para aproveitamento dos frutos (marmelos) em todas as regiões temperadas do mundo.
Em Portugal, onde também é cultivado, quer para fins comerciais e/ou industriais, quer para consumo doméstico (raro será o quintal, ou horta onde não haja um exemplar) o Marmeleiro também surge como planta subespontânea, encontrando-se com frequência em terrenos incultos (caso da planta das imagens) e à margem de estradas e caminhos. E também não é incomum encontrá-lo a servir de sebe viva nas extremas de terrenos agrícolas.
Os marmelos, embora um tanto ácidos, são frutos com sabor muito agradável que podem ser consumidos, quer crus (não muito frequentemente dada a sua acidez) quer cozidos ou assados, sendo também utilizados como acompanhamento, aliás, excelente, para pratos de carne. Falta dizer que a polpa dos frutos é usada para o fabrico, industrial, ou caseiro, da marmelada.
O que se deixa dito não é novidade. Porém, já não será do conhecimento geral que as pétalas das flores do marmeleiro são também comestíveis  e que têm um sabor agradável. Na minha infância, fiz muitas vezes essa experiência.
(Clicando nas imagena, amplia)

4 comentários:

extincao de arvores de fruto disse...

enxertei num marmeleiro manso uma variedade de peras e pegou.aproveito para dizer que esta arvore ' uma maravilha da natureza porque tem imensas propriedades medecinais pois nao enconrei melhor remedio para as tensoes do que cha' feito com folhas desta arvore.acrescento dizendo tambem que esta arvore gosta de humidade e outras coisas mais que lhe posso fornecer se istiver interessado.

Francisco Clamote disse...

Grato, pela informaação.

Anónimo disse...

Boa tarde. Saberia dizer o tempo de vida desse pé de marmelo? Obrigado pela atenção.

Francisco Clamote disse...

Viva, boa tarde.
Em rigor não posso garantir o número de anos, pois, quando o conheci, já existia, mas como, nesta altura, ainda está de pé e frutifica, posso afirmar que já tem mais de 2 dezenas de anos.