domingo, 5 de dezembro de 2010

Cogumelos: Helvella crispa

Pegando nas palavras da Anabela sobre a diversidade da vida, escritas num comentário ao "post" anterior, faço hoje uma incursão pelo Reino dos Fungos onde se incluem os Cogumelos, que, pelos vistos, mais não são que frutificações de alguns fungos das divisões Basidiomycota e Ascomycota (sei-o agora). E tão grande é a diversidade que, pese embora os meus frequentes passeios pelo campo, só muito recentemente encontrei a espécie reproduzida na imagem da família Helvellaceae e que dá pelo nome científico de Helvella crispa (Scop. : Fr.) Fr. 
Conquanto já tenha sido considerada esta espécie como comestível, depois de sujeita a cozimento, recomenda-se actualmente a sua não ingestão, visto conter Metil hidrazina, substância que pode provocar intoxicações alimentares graves, suspeitando-se também que contenha substâncias cancerígenas. A evitar, pois, como manda a  regra da prudência, a seguir em geral no que respeita à ingestão de cogumelos.
A espécie ocorre na Europa e na América do Norte, na época outonal, sobretudo em terrenos com coberto vegetal de árvores de folha caduca.
(Clicando na imagem, amplia)

3 comentários:

Isa GT disse...

Para mim, quanto a cogumelos, pelo sim, pelo não... só apanhados no supermercado ;)

Bjos

Francisco Clamote disse...

Sem dúvida que é o mais prudente, Isa.

Anabela disse...

A Isa e eu :) mas gosto de apreciar as formas fantásticas que tomam nos meus passeios pelas matas, tocar-lhes é que não :)
Obrigada pela colocação do link, muito simpático da sua parte.
Bom fds
Anabela