terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Embude (Oenanthe crocata)

(A Planta)



(Inflorescência)
O Embude (Oenanthe crocata L.) é uma planta da família das Apiaceae, também designada pelo nome de Rabaça, entre vários outros, e que se distribui por toda a Europa Ocidental e pela Região Mediterrância Ocidental. É uma planta tipicamente ripícula pois surge, sobretudo, nas margens e em pequenas ínsulas dos cursos de água e em terrenos à beira de outras superfícies de água doce.
Em Portugal distribui-se por todo o território do Continente. É uma planta tóxica, sobretudo as suas raízes, e, pelos vistos, até os animais herbívoros o sabem, pois não a comem.
(Clicando nas imagens, amplia)

9 comentários:

Anónimo disse...

"É uma planta tóxica, sobretudo as suas raízes, e, pelos vistos, até os animais herbívoros o sabem, pois não a comem."

Pois! Mas eu já tive alguns casos de intoxicação por embude em ovinos. Portanto, eles talvez não saibam que é tóxica, comem é o que estão habituados e quando a fome aperta porque o alimento tradicional escasseia, lá estão os herbívoros a comer plantas tóxicas.

Apesar do reparo, força!

José Almeida

O alentejano disse...

Pelos vistos os animais herbívoros não sabem já por mais de uma vez vi vacas intoxicadas com as raízes ou tubérculos e só a pronta intervenção veterinária as salvou.

O alentejano disse...

sobrescrevo o que foi dito no comentário anterior e acrescento que assisti algumas vezes ao tratamento de vacas intoxicadas com os tubérculos desta planta que parecem cenouras e no inverno com as enxurradas são arrancados do leito ou das beiras dos riachos e as vacas ao comerem-nos se não forem tratadas rapidamente morrem.

O alentejano disse...

Pelos vistos os animais herbívoros não sabem já por mais de uma vez vi vacas intoxicadas com as raízes ou tubérculos e só a pronta intervenção veterinária as salvou.

Anónimo disse...

Qual o tratamento para estas intoxicações? Como podemos ter a certeza de que o animal a comeu?

Francisco Clamote disse...

Caro Anónimo, faz-me boas perguntas. Não tenho é resposta para elas. Desculpe a ignorância.
Cumprimentos.

F. Ferreira disse...

Pelo seu interesse em partilhar conhecimento e pela humildade tem todo o meu apreço. Há tempos atrás, ao ler, num blog, um artigo sobre a esteva deparei-me com a indicação de que gostava de locais solarengos(?), evidente confusão com soalheiros. Tendo chamado a atenção, julgo que ainda hoje não foi corrigido o erro. Agora sobre o embude: segundo me disseram, houve tempos em que as suas raízes maceradas eram usadas nos ribeiros para atordoar e capturar peixes.

Francisco Clamote disse...

Sobre o uso das raizes para atordoar peixes não há que ter dúvidas. Na minha terra era correntemente usado por habitantes da aldeia para esse efeito.

Martins disse...

Um bom remédio para uma vaca ou boi que coma embude primeiro acontece com as enxurradas de água que causam as trevoadas nos lameiros deixam a batata à vista uma vez que o animal a come nota-se pela barriga incha como se fosse um balão nos Anos 1965 aconteceu a uma vaca vindo do lameiro que era de meu Padrinho , meu Pai quando o soube dirigiu-se ao palhal aonde se encontrava esse animal com uma barriga capaza de explodir meu Pai disse então para o meu Padrinho para ir buscar dois ou tres litros de Azeite meteu-lhes um tubo com uma certa dimensão de cumprimento pelas golas abaixo na ponta do tubo parte de fora claro introduziu um funil e é pouca quantidade de cada vez enviou uns litros para dentro do pobre animal e assim se salvou nem mais nem menos com Azeite que também faz milagres