+Dandy+in+Ridd..JPG)
+Dandy+in+Ridd+(5).JPG)
Esta planta designada vulgarmente por
Coucelos (e por uma boa série de
outros nomes, tais como:
Chapéus-dos-telhados;
Cochilros;
Conchelos;
Copilas;
Couxilgos;
Orelhas-de-monge;
Sombreirinhos-dos-telhados;
Umbigos-de-vénus, nomes a que a acrescento, à minha conta, por ser usado na minha terra, o de
Carpilos) [com o nome científico de
Umbilicus rupestris (Salisb.) Dandy
in Ridd. e
sin:
Cotyledon umbilicus L.;
Cotyledon umbilicus-veneris auct., non L.;
Umbilicus pendulinus DC. ] encontra-se por toda a Europa ocidental e meridional e na Região Mediterrânica. Em Portugal distribui-se por todo o território, encontrando-se, com frequência, em paredes de casas, em muros à beira dos caminhos e em troncos de árvores.
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe; Magnoliopsida; Ordem: Saxifragales; Família: Crassulaceae; Género: Umbilicus.
(Local: Troviscal - Sertã)
(Clicando na imagem, amplia)
2 comentários:
Na minha terra chamam-se poupilos e usavam-se muito para brincar, como pode ver num post que recentemente fiz sobre eles e sobretudo nod comentários a esse post, se quiser ver
http://terraimunda.blogspot.com/2010/01/conchelos.html
olá como vai sei que vai parecer um pouco estranho,mais,queria saber se teria como me enviar algumas sementes desta planta conhecida como conchelos pois gosto muito de plantas e aqui no brasil ainda não achei dela.meu gmail é sandromarduarte@gmail.com
Enviar um comentário