quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Coucelos (Umbilicus rupestris)


Esta planta designada vulgarmente por Coucelos (e por uma boa série de outros nomes, tais como: Chapéus-dos-telhados; Cochilros; Conchelos; Copilas; Couxilgos; Orelhas-de-monge; Sombreirinhos-dos-telhados; Umbigos-de-vénus, nomes a que a acrescento, à minha conta, por ser usado na minha terra, o de Carpilos) [com o nome científico de Umbilicus rupestris (Salisb.) Dandy in Ridd. e sin: Cotyledon umbilicus L.; Cotyledon umbilicus-veneris auct., non L.; Umbilicus pendulinus DC. ] encontra-se por toda a Europa ocidental e meridional e na Região Mediterrânica. Em Portugal distribui-se por todo o território, encontrando-se, com frequência, em paredes de casas, em muros à beira dos caminhos e em troncos de árvores.
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe; Magnoliopsida; Ordem: Saxifragales; Família: Crassulaceae; Género: Umbilicus.
(Local: Troviscal - Sertã)
(Clicando na imagem, amplia)

4 comentários:

Nadinha disse...

Na minha terra chamam-se poupilos e usavam-se muito para brincar, como pode ver num post que recentemente fiz sobre eles e sobretudo nod comentários a esse post, se quiser ver
http://terraimunda.blogspot.com/2010/01/conchelos.html

sandrotoody disse...

olá como vai sei que vai parecer um pouco estranho,mais,queria saber se teria como me enviar algumas sementes desta planta conhecida como conchelos pois gosto muito de plantas e aqui no brasil ainda não achei dela.meu gmail é sandromarduarte@gmail.com

Anónimo disse...

Na minha terra, São Miguel, Açores, chamamos coucelos, mas nunca soube como se escrevia. Pensei que fosse um daqueles regionalismos açorianos, que se diz mas não se escreve. Mas sempre fez parte das minhas memórias de criança. A minha mãe mandava- me limpar os muros de pedra vulcânica, repletos desta planta. Hoje, passados mais de 50 anos, descobri num programa de televisão o verdadeiro valor
nutricional e medicinal desta planta, a que também chamam umbigos de vénus! Cada vez são mais raros por aqui! Lembro me do cheiro de os apanhar!

Anónimo disse...

Planta silvestre ,também conhecida por arroz dos telhados