segunda-feira, 20 de abril de 2009

Plantas aromáticas: Hortelã-da-água (Mentha aquatica)

(Para ampliar, clicar sobre a imagem)
Hortelã-da-água, Hortelã-de-água, Hortelã-dos-ribeiros, Hortelã-da-ribeira (este comum a outra planta do mesmo género, mas de outra espécie) Hortelã-mourisca; Hortelã-pimenta-bastarda e Citrata são os nomes vulgares desta planta com o nome científico de
Mentha aquatica L. É nativa da Europa, com excepção do extremo norte, bem como do noroeste africano e do sudoeste da Ásia. Tem o seu habitat em relvados húmidos e nas margens e ilhotas de rios, ribeiras e ribeiros. É utilizada, como muitas outras do mesmo género, em culinária, como planta aromática.
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Ordem: Lamiales; Família: Lamiaceae; Género: Mentha; Espécie: Mentha aquatica.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho em meu quintal uma hortelã com folhas maiores que as da ilustração, e a pessoa que me cedeu a muda disse que era "levante". Posteriormente li que é a mesma hortelã aquática, mas agora fiquei na dúvida...Alguém pode me esclarecer?
Obrigada desde já.