quinta-feira, 16 de abril de 2009

Plantas ornamentais: Amargoseira (Melia azedarach)

(A árvore)


(As flores)

(A folha)

(Os frutos)
A Amargoseira (com uma quase infindável lista de outros nomes vulgares a que acrescento o de Árvore-do-rosário, pelo qual também já a vi designada) com o nome científico de Melia azedarach L. (e sinónimos: Melia australis Sweet; Melia candollei Sw.; Melia japonica G. Don; e Melia sempervirens Sw.) é uma planta originária da Ásia oriental e da Austrália e que é cultivada e utilizada em Portugal como planta ornamental. Os frutos são tidos como tóxicos, mas já tive oportunidade de observar diversas aves que os utilizam como alimento. Como curiosidade, refiro, também por observação directa, que a amargoseira é frequentemente utilizada por pequenas aves como local de nidificação, mesmo no interior das cidades.
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Ordem: Sapindales; Família: Meliaceae; Género: Melia; Espécie: Melia azedarach.
(Para ampliar, clicar sobre as imagens)

4 comentários:

Anónimo disse...

tem conhecimento onde posso adquirir um exemplar?

Francisco Clamote disse...

Não faço a mínima ideia sobre onde poderá adquirir um exemplar. Deve, no entanto haver viveiros que possuam a planta.

Anónimo disse...

Olá

Temos aqui na Universidade centenas de sementes e algumas poucas mudas.
Posso enviar aos interessaods.
Favor escrever para:
w.novais@agronomo.eng.br

LUCIANO PINHEIRO ALMEIDA disse...

Quando eu era pequeno existia um pé no fundo do muro e quando cresci deixou de existir. Procurei por vários anos saber do nome porque o que conheci era chamado de Lírio. Feliz por saber o nome verdadeiro.