quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Plantas ornamentais: Ipomoea purpurea

 



Ipomoea purpurea (L.) Roth *
Planta anual, trepadeira, com caules herbáceos, pilosos, volúveis, podendo atingir até 6 m de altura ou comprimento; folhas pecioladas, cordiformes ou trilobadas; flores pentâmeras, pediceladas, com corola infundibiliforme com lóbulos sinuados, de cores variadas (designadamente, azul, branca, rosa ou roxa); fruto em forma de cápsula esférica, trilocular, com 6 sementes papilosas, negras.
Tipo biológico: terófito;
Família: Convolvulaceae;
Distribuição: planta nativa do México e da América Central, entretanto introduzida para fins ornamentais em regiões de todos os continentes, podendo considerar-se, actualmente, como planta cosmopolita.
Em Portugal ocorre, como planta cultivada e como subespontânea, quer no arquipélago da Madeira, quer no território do Continente, não sendo, contudo, aparentemente, muito frequente.
Ecologia/habitat: como subespontânea, em Portugal surge em sebes e em linhas de água na proximidade de jardins, hortas, e outros locais com intervenção humana, a altitudes até 1000m.
Floração: ao longo de boa parte do ano, mas com maior intensidade, de Março a Novembro.
* Sinonímia: Convolvulus purpureus L. (Basónimo)
Nomes comuns: partilha com outras plantas do género Ipomoea, as designações comuns de "Glória-da-manhã", "Bons-dias" e "Bos-noites".
(Avistamento: Troviscal - Sertâ; 14 - Outubro - 2023)

Sem comentários: