sábado, 11 de outubro de 2025

Plantas exóticas: Zygophyllum fabago

 







Zygophyllum fabago L.
Erva perene, glabra, algo suculenta, com caules ramificados. ascendentes ou decumbentes, com 40 a 80 cm; folhas opostas, bifolioladas; flores axilares, pentâmeras, com cerca de 1,5 cm de diâmetro; fruto sob a forma de cápsula oblonga, pendente, com sementes acastanhadas e fortemente comprimidas.
Tipo biológico: hemicriptófito.
FamíliaZygophyllaceae
Distribuição: nativa da Europa de Leste (Rússia, Ucrânia, Bulgária e Roménia) e da Ásia Central e Médio Oriente. Introduzida e naturalizada no Sul do Europa e no Oeste dos Estados Unidos, onde é tida na conta de erva daninha com potencial invasor.
Em Portugal não eram, até agora, conhecidos registos da sua presença, mas estando já bem estabelecida na vizinha Espanha, a sua chegada, mais dia menos dia,  a território português não será caso para causar grande admiração. 
Ecologia/habitat: áreas secas, salgadiças e outras onde não conte com grande concorrência, bem como  terrenos baldios, abandonados e sítios perturbados.
Floração (no Hemisfério Norte): de Março a Outubro.
Nota: os botões florais são, alegadamente, comestíveis, afirmando-se que podem ser usados em substituição das alcaparras.
(Avistamento: Almada; 15 - Agosto - 2025)

Sem comentários: