quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Hepáticas: Targionia hypophylla





Targionia hypophylla L.
Hepática* talosa, com talo plano, simples ou bifurcado, com tons de verde escuro, que apresenta orgãos reprodutores femininos sob a forma de cápsulas globosas, negras, instaladas na extremidade dos talos, característica que permite distingui-la de outras espécies de hepáticas, com alguma facilidade.

Como é de norma para a generalidade das hepáticas, também esta espécie se instala em locais húmidos, embora suporte ambientes temporiamente secos. Daí que possa ser observada em paredes, muros e fendas de rochas, em locais sombreados.
Esta hepática ocorre em Portugal, como espécie autóctone, quer no território do Continente, quer nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Classificação científica:
Reino: Plantae;
Sub-reino: Embryophyta;
Superdivisão: Bryophyta sensu lato;
Divisão: Marchantiophyta ou Hepaticophyta;
Classe: Marchantiopsida;
Ordem: Marchantiales;
Família: Targioniaceae;
Género: Targionia;
Espécie: T. hypophylla.

* Nota: Sobre plantas hepáticas, o visitante dispõe aqui de um breve resumo, obviamente, muito simplificado.
(Avistamento: Almada; 28 - Janeiro - 2025)

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Teline linifolia









Teline linifolia (L.) Webb in Webb & Berthel *

Arbusto inerme, com copa arrendondada, densamente ramificado, podendo atingir até 4 m de altura. Com caules e ramos com revestimento aveludado, quando jovens; folhas sésseis, trifoliadas, com folíolos lineares; flores amarelas, com cálice aveludado e com corola formada por estandarte densamente sedoso, tal como a quilha; asas glabras; frutos (vagens) densamente pilosos, negros na maturação, com 1 a 3 cm de comprimento e com 2 a 8 sementes.
Tipo fisionómico: fanerófito;
Família: Fabaceae;
Distribuição: planta originária da Região Mediterrânea Ocidental (Itália, França e Espanha, na Europa; Argélia e Marrocos em África). Ocorre na Austrália e Nova Zelândia, como espécie introduzida para fins ornamentais e ali naturalizada.
Também ocorre em Portugal, figurando no portal da SPBotânica (Flora.on), como espécie autóctone, classificação que, no entanto, não parece compaginável com o facto de no referido Portal só haver registo da ocorrência da espécie em 2 quadrículas, quando é certo que se trata de planta com sementes com fácil dispersão e germinação.
Floração em Portugal: de Fevereiro a Maio.
* Sinonímia: Genista linifolia L. (Basónimo); Cytisus linifolius (L.) Lam.
(Avistamentos: Feijó - Almada; Fevereiro, Março e Junho - 2024)

Fallopia baldschuanica

 





Cascata ou Cordão-prateado [Fallopia baldschuanica (Regel) Holub. *]
Planta trepadeira, lenhosa, podendo  atingir até 10 metros de comprimento ou, eventualmente, até mais, em condições particularmente favoráveis. Apresenta folhas pecioladas, cordadas na base e pontiagudas no ápice; flores brancas ou rosadas, dispostas em fascículos, por sua vez, agrupados em inflorescências em panícula mais ou meno densa; frutos: aquénios alados, negros, lisos. 
Tipo biológico: Fanerófito;
FamíliaPolygonaceae.
Distribuição: Planta originária da Ásia, introduzida e naturalizada em várias outras regiões do globo. Em Portugal ocorre como espécie introduzida, com o estatuto de planta invasora, incluída na Lista Nacional de Espécies Invasoras (fonte)
Floração em Portugal: de Maio a Outubro.
* Sinonímia:Bilderdykia aubertii (Louis Henry) Moldenke; Bilderdykia baldschuanica (Regel) D. A. Webb; Fagopyrum baldschuanicum (Regel) H. Gross; Fallopia aubertii (Louis Henry) J. Holub; Polygonum aubertii Louis Henry; Polygonum baldschuanicum Regel; Reynoutria aubertii (L. Henry) Moldenke; Reynoutria baldschuanica (Regel) Mold.; Reynoutria baldschuanica (Regel) Shinners; Tiniaria aubertii (Henry) Hedb. ex Janchen; Tiniaria baldschuanica (Regel) Hedb. ex Janchen

(Avistamento: Castro Daire; 18 - Agosto - 2017)

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Inaugurando a época das orquídeas: Salepeira-grande (Himantoglossum robertianum)






Salepeira-grande [Himantoglossum robertianum (Loisel.) P. Delforge *]
Outras imagens + informação: aqui.
*Sinonímia: Orchis robertiana Loisel.; Barlia robertiana (Loisel.) Greuter
[Avistamento: Pedreiras (Sesimbra) - Parque Natural da Arrábida; 2 - Janeiro - 2025]