segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Plantas ornamentais: Balsamina-dos-jardins (Impatiens balsamina)

 



Balsamina-dos-jardins * (Impatiens balsamina L.)
Erva anual, com caule erecto, robusto, mais ou menos ramificado, podendo atingir até 80 cm de altura; folhas alternas, eventualmente opostas as da base; geralmente lanceoladas, com margens claramente serradas; flores de cor rosada, branca ou purpúrea, solitárias ou agrupadas (2 a 3) em fascículos axilares; fruto sob a forma de cápsula fusiforme que liberta as sementes nela contidas através de um fenónemo a que é dado o nome de "deiscência explosiva".
Tipo biológico: terófito;
Família: Balsaminaceae;
Distribuição; planta originária do Sul e Sudeste da Ásia (Índia, China e Malásia), introduzida em várias partes do planeta como planta ornamental, entretanto naturalizada em algumas regiões, como a Europa Central e Américas do Norte e Central, alcançando mesmo o estatuto de planta invasora em várias ilhas do Pacífico.
Em Portugal ocorre apenas como planta cultivada para fins ornamentais, salvo no arquipélago da Madeira, onde é tida na conta de espécie introduzida e, entretanto, naturalizada.
Ecologia/habitat: na Península Ibérica (Espanha) ocorre como subespontânea em bermas de estradas e valetas e outros locais alterados, a altitudes até 150m.
Floração na P. Ibérica: de Julho a Outubro.
* Outros nomes comuns: Balsamina; Beijo-de-frade; Não-me-toques; Melindres; Papagaios; Suspiros.
(Avistamento: Almada; 4 - Outubro - 2023)

Sem comentários: