quarta-feira, 24 de junho de 2020

Plantas aromáticas: Erva-cidreira (Melissa officinalis)










 Erva-cidreira  *(Melissa officinalis L.)
Erva vivaz, rizomatosa, de base lenhosa, que pode atingir até cerca de 80cm; caules com revestimento de pêlos pequenos e densos, por vezes glandulíferos; folhas pecioladas, simples, de ovadas a elípticas, com superfície rugosa e margens com dentes largos e arredondados; inflorescência formada por verticilos afastados entre si, com 2 a 12 flores cada um;  flores com corola bilabiada de cor branca ou creme.
Tipo biológico: hemicriptófito
FamíliaLamiaceae (Labiatae); 
Distribuição: planta originária da Região Mediterrânica, actualmente cultivada em diversas regiões do globo.
Em Portugal ocorre, como espécie autóctone, em quase todo o território do Continente, pois apenas não é dada como presente no Algarve. Enquanto espécie introduzida e naturalizada, ocorre também no arquipélago da Madeira. Inexistente no arquipélago dos Açores,
Ecologia/habitat: locais húmidos e sombrios, frequentemente nitrificados, a altitudes até 1300 m. Indiferente à composição do solo.
Floração: de Maio a Setembro.
Fitoterapia: planta aromática é, desde há muito, considerada como planta medicinal, sendo as suas folhas e partes aéreas floridas usadas, sobretudo, em infusões, com utilização recomendada, designadamente, para casos de nervosismo, insónia, palpitações nervosas e flatulência.
* Outros nomes comuns: Melissa; Cidreira; Citronela-menor; Citronela-pequena; Chá-de-França; Anafes; Coroa-de-rei; Limonete.
No Brasil a planta é designada por Capim-cidreira; Capim-cheiroso; Jacapé.

Sem comentários: