sábado, 16 de junho de 2018

Spergularia heldreichii












Spergularia heldreichii Foucaud *
Erva anual, com raiz vertical e delgada; caules gráceis, em geral ascendentes com com 5 a 35 cm; folhas lineares, suculentas, aristadas ou mucronadas; estípulas com ponta curta, frequentemente bífida; inflorescências glanduloso-pubescentes com brácteas curtas e estípulas bem visíveis; pedicelos, por vezes, capilares; flores com pétalas de cor rosa ou lilás, cor que se apresenta algo esbatida na base, mais curtas ou de tamanho igual ao das sépalas, raramente maiores; sépalas geralmente agudas, glanduloso-pubescentes, por vezes, glabras; estames, por norma, 6 a 8, eventualmente, 2 a 10;  cápsula geralmente mais curta do que as sépalas; sementes negro-metálicas, ápteras, brilhantes.
Tipo biológico: terófito.
FamíliaCaryophyllaceae;
Distribuição: Centro e Oeste da Região Mediterrânica.  Em Portugal ocorre somente no território do Continente e, segundo a Flora Iberica, apenas no Algarve e na Estremadura.
Ecologia/habitat: clareiras de sapal alto e outros terrenos com algum grau de salinidade no litoral ou no interior, a altitudes até 800m.
Floração: de Abril a Junho.
* O qualificativo específico "heldreichii "constitui uma homenagem prestada ao botânico alemão Theodor Heinrich von Heldreich, pelo descritor, o botânico francês Julien Foucaud .
(Local e datas: Ponta dos Corvos (Seixal); 1/14 - Maio - 2018)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: