segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Feto-de-cabelinho (Culcita macrocarpa)








Feto-de-cabelinho *(Culcita macrocarpa C.Presl **)
Feto perene com rizoma grosso e rastejante, ultrapassando, por vezes, 1 metro de comprimento, protegido por tricomas ou páleas piliformes, ferrugíneas, numerosíssimas; frondes (folhas) que podem atingir mais de 2 metros de comprimento, com lâmina multipenatissecta (2 a 5 vezes) triangular, coriácea, brilhante, com comprimento mais ou menos igual ao do pecíolo.
Tipo biológico: Caméfito;
Família: Culcitaceae;
Distribuição: Península Ibérica e arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias.
Em Portugal Continental encontra-se apenas uma população repartida por três locais muito próximos na Serra de Pias (Valongo), admitindo-se como possível que se trate de uma população naturalizada.
Ecologia/habitat: locais húmidos ou muito húmidos, algo sombrios, sem grandes oscilações térmicas, em solos ácidos, frequentemente rochosos. 
*Outros nomes comunsCabelinhaFeto-abrum;
** Sinonímia: Dicksonia culcita L'Hér.
Nota: a espécie goza de protecção legal:  DL nº 140/99 de 14 de Abril, republicado pelo DL nº 49/2005 de 24 de Fevereiro - Anexos B-II e B-IV - transposição da Directiva Habitats (92/43/CEE); DL nº 316/89, de 22 de Setembro - Anexo I - transposição da Convenção de Berna relativa à Conservação da Vida Selvagem e do Meio Natural da Europa (1979)
(Locais e datas; ilhas de S. Jorge e do Pico (Açores); 24 e 28 - Julho - 2017)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: