terça-feira, 28 de outubro de 2014

Ervilhaca-silvestre (Lathyrus aphaca)




Ervilhaca-silvestre ou Ervilhaca-olho-de-boneca  (Lathyrus aphaca L.)
Erva anual (tipo biológico: terófito) da família Fabaceae, com caules ascendentes, ramificados que podem atingir até 60 cm. As folhas, por via de regra, sem folíolos, estão transformadas em gavinhas simples, estando, no entanto, providas de espículas ovadas ou suborbiculares tão desenvolvidas que se assemelham a folhas. Inflorescências pedunculadas reduzidas a uma única flor com pétalas amarelas.
Distribuição: grande parte da Europa (Sul Centro e Oeste) Sudoeste e Centro da Ásia, Norte de África e Macaronésia (Açores, Madeira e Canárias). Presente também na China, Japão e América do Norte, como planta introduzida.
No que diz respeito à sua distribuição em Portugal, refira-se que além de presente nos Açores (como planta introduzida (?) e na Madeira, também ocorre em grande parte do território do Continente (Algarve, Alto e Baixo Alentejo, Estremadura, Ribatejo, Beira Litoral, Douro Litoral e porventura também em Trás-os-Montes).
Ecologia/habitat: em relvados húmidos, clareiras de bosques e de matagais, na orla de terrenos cultivados e em pousio, a altitudes até 1700m. É indiferente à composição do solo.
Floração: de Março a Agosto.
(Local e data: Bucelas (arredores); 8 - Abril - 2014)

Sem comentários: