sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Algodoeiro-falso (Gomphocarpus fruticosus)










Algodoeiro-falso * [Gomphocarpus fruticosus (L.) W.T.Aiton **]
Pequeno arbusto (1 a 2m) (tipo biológico: fanerófito), perenifólio, frequentemente multicaule, com caules erectos; folhas inteiras, aproximadamente lineares; flores com corola lobular branca ou amarela agrupadas (3 a 15) em inflorescências sob a forma de umbelas axilares; frutos em forma de folículos apiculados contendo, por via de regra, mais de 120 sementes, aladas, providas de penachos com pêlos sedosos.
Morfologicamente é muito semelhante ao seu congénere Gomphocarpus physocarpus E. Mey. [Sin.: Asclepias physocarpa (E.Mey.) Schlechter], não sendo fácil para um não especialista distingui-los a não ser através da observação dos frutos: folículos apiculados no caso do Gomphocarpus fruticosus e globosos no caso do Gomphocarpus physocarpus.
Família: Apocynaceae:
Distribuição: espécie originária da África Austral, é actualmente cultivada como planta ornamental e encontra-se naturalizada em muitas outras regiões subtropicais e temperadas quentes. Em Portugal há registos da sua presença, como espécie introduzida e naturalizada, quer no Continente, quer nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Ecologia/ habitat: ribanceiras, margens de cursos de água, marismas, terrenos perturbados, bermas de estradas e caminhos.
Floração: de Março a Novembro. 
* Outros nomes comuns: Sedas; Sumaúma-bastarda
**Sinónimo: Asclepias fruticosa L. (Basónimo)
(Local e data: Almada; Outubro - 2014)

6 comentários:

Majo disse...

~
~ ~ Mais uma interessante planta muito bem documentada.

~ ~ Dias bem dispostos e felizes.

Francisco Clamote disse...

Interessante também acho. Bem documentada já não estou certo, Majo. Tudo de bom para si, Majo.

Ana Luisa disse...

Bom dia

Gostaria de saber se conhece algum local ou forma de conseguir sementes ou um pé desta planta visto que há muitos anos que não a vejo em lado nenhum e faz parte das memórias da minha infância em casa da avó.

obrigada

Ana Luisa disse...

Boa tarde

Por ser uma memória do quintal da minha avó, pergunto se sabe onde poderei encontrar sementes ou plantas (sumauma).
obrigada

Francisco Clamote disse...

O que lhe posso dizer é que estas imagens foram captadas numa encosta situada a poente do Convento dos Capuchos (Costa da Caparica) com acesso pela chamada "Via Panorâmica Pablo Neruda" (Coordenadas:38.645361, -9.223454)
Cumprimentos.

Unknown disse...

Possuo 1 espécie em meu jardim