domingo, 30 de março de 2014

Tomateiro-do-diabo (Solanum linnaeanum)








Tomateiro-do-diabo (Solanum linnaeanum Hepper & P.-M.L. Jaeger)

Arbusto (50 a 200 cm), revestido de espinhos bem robustos (com cerca de 1,5cm) com caule erecto, muito ramificado, provido de folhas, elas também espinhosas, penatipartidas, com lóbulos de quase inteiros a profundamente lobados; flores acticnomorfas, hermafroditas, pediceladas, com corola de cor violeta pálido, surgindo solitárias ou dispostas em cimeiras  paucifloras; frutos carnudos com 2 a 4 cm de diâmetro, amarelados na maturação.
Família: Solanaceae.
Distribuição: espécie originária da África austral, mas, entretanto, introduzida e naturalizada em numerosas regiões do globo, designadamente, no Sul da Europa, Norte de África, América do Norte, Austrália e Nova Zelândia. Nestes dois países é mesmo considerada como planta invasora. Em Portugal ocorre, como planta introduzida e naturalizada, quer no território do Continente (Algarve, Baixo Alentejo e Estremadura), quer nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Ecologia/habitat: espécie ruderal, com preferência por locais com clima ameno, próximos do litoral (praias), ou na proximidade de povoações, a altitudes até 200m. 
Floração dispersa ao longo de todo o ano.
Nota: A planta é tóxica.
(Local e data: Forte do Rato - Ria Formosa - Tavira; 27 - Março - 2014)
(Clicando nas imagens, amplia)

7 comentários:

Majo disse...

~
~ Eu que julgava conhecer todas as Solanaceae...

~ Com os Descobrimentos, nem só plantas comestíveis e benéficas se trocaram entre os continentes!
Fiquei a pensar no que levou a difundir esta planta e só encontro uma resposta: a solanina deveria ser empregue em doses mínimas como terapia para aliviar o sofrimento, já que possui propriedades narcóticas.
~ Só a partir de 2mg/1Kg de peso, é que se torna tóxica. ~

Francisco Clamote disse...

É possível que a razão seja a que a Majo presume. Eu, francamente, não sei. Grato, entretanto, pelas infromações adicionais. Bem haja.

Tiago disse...

A planta deve ser mesmo resistente! Existe nos sistemas de dunas à beira mar em Islantilla, Espanha, onde prolifera e dá fruto!

Leonor disse...

Também lhe chamam Maçã-de-sodoma, Maçã-do-diabo, e outro nome que eu não digo para não ferir susceptibilidades. Ele é resistente, bonito, exótico, tóxico, raro em Portugal, mas não é só isto. Também é usado na medicina ervanária, é um excelente anti-mitótico (inibição de células cancerígenas) em alguns tipos de cancro. O seu uso, no entanto, requer cuidados e deve ser feito sob vigilância de uma pessoa entendida.

Leonor disse...

Tomateiro-do-diabo, Maçã-de-sodoma, e outro nome que não digo para não ferir susceptibilidades. É bonito, resistente, tóxico, raro em Portugal. Mas não é só isto. É também usado na medicina ervanária, tem propriedades antimitóticas (inibição de células cancerígenas), mas o seu uso deve ser feito sob vigilância de um entendido

Unknown disse...

Pois aqui na frente em minha casa tem um pé tá bem florido!! Aqui na Bahia!

António Paula Brito disse...

Segundo um amigo, aqui no Algarve, os mais antigos usavam o fruto para lavagem de roupa...