sexta-feira, 5 de julho de 2013

Veronica micrantha

 (1)

(2)

(3)

(4)

(5)
 Veronica micrantha Hoffmanns. & Link
Planta perene da família  Plantaginaceae, por vezes, algo lenhosa na base, com caules com 20 a 60cm, geralmente erectos, mais ou menos  lanosos, classificada quanto ao tipo fisionómico, quer como caméfito, quer como hemicriptófito. Distingue-se, face às suas congéneres, pela corola esbranquiçada, pequena (em geral, com 6 a 8 mm de diâmetro) como é o caso de muitas outras espécies do mesmo género.
Distribuição: É mais um endemismo ibérico, com distribuição limitada ao  Noroeste e Centro Oeste da Península, sendo dado com presente, do lado de cá da fronteira, nas antigas províncias da Beira Alta, Beira Baixa, Beira Litoral, Ribatejo, (Douro Litoral ?) Minho e Trás-os Montes. É uma planta não muito vulgar, mas suponho, até pela circunstância de, neste início de Verão, ter encontrado em sítios diferentes, duas populações algo numerosas, que também não será especialmente rara. 
Habitat: Clareiras e orlas de bosques caducifólios, margens de cursos de água e, em geral, em sítios um tanto húmidos e sombrios.
Floração: de Maio a Agosto.
[Locais e datas: Rapoula do Côa - Sabugal; 16 - Junho - 2013 (fotos 1 e 2) Quadrazais - Sabugal ; 20 - Junho - 2013 (fotos 3, 4 e 5)]

Sem comentários: