sábado, 20 de julho de 2013

Sabugueirinho ( Sambucus ebulus)






Sabugueirinho * (Sambucus ebulus L. )
Pertencendo o Sabugueirinho à mesma família (Adoxaceae) e ao mesmo género (Sambucus)  não se pode dizer que aquele não consegue disfarçar o seu bem próximo parentesco com o assaz comum Sabugueiro (Sambucus nigra . E disfarça-o tão bem ou tão mal que, tendo-o já visto em fotografias onde aparecia identificado, fui incapaz de o identificar quando avistado na natureza. Sem a ajuda de Miguel Porto, ainda a estas horas não lhe saberia dar o nome.
O disfarce resulta do facto de se tratar de uma planta herbácea, vivaz, provida de rizoma estolhoso, cujos caules, erectos, geralmente não ramificados, raramente ultrapassam 1,5 m de altura, apresentando, pois, um "hábito" bem distinto do Sambucus nigra, arbusto, ou pequena árvore que, quando cultivado, pode atingir até 10m de altura.
Distribuição: Região Mediterrânica, centro e leste da Europa e oeste da Ásia. Naturalizado na Madeira. Em Portugal continental é considerado pela Flora Ibérica, como  planta rara, dando-a como existente apenas no Algarve, Alto Alentejo e Trás-os-Montes, regiões a que acrescento, por minha conta, a Beira Alta, pois foi em terras desta região que as fotografias supra foram obtidas. 
Habitat: orlas de bosques caducifólios, geralmente ribeirinhos, margens de cursos de água, com preferência por solos argilosos ou calcários.
Floração: de Junho a Agosto.
* Outros nomes comuns: Sabugueiro-anão; Ébulo; Engos; Erva-de-São-Cristovão.
(Local e datas: Sabugal; 27/29 - Junho - 2013)

Lugar onde:

Ao publicar esta fotografia do Castelo do Sabugal não quero significar que o "Sabuguerinho" se tenha acolhido no interior dos muros do castelo. Estou apenas a dizer que viceja por ali muito perto, nas margem direita do Rio Côa, onde o castelo também está "plantado".

3 comentários:

Isa GT disse...

Sambucus ebulus que tem propriedades expectorantes, diuréticas e purgativas... um chazinho que faria muito bem a políticos ;)

Bjos

Francisco Clamote disse...

Sem dúvida, Isa. Bjs.

Unknown disse...

Queria comprar uma planta destas mas não encontro!