sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Lâmio-roxo (Lamium purpureum)



Lâmio-roxo (Lamium purpureum L.)
Erva anual (forma biológica: terófito) mais ou menos pubescente, da família Lamiaceae, com caules de secção quadrangular, geralmente erectos, por vezes, ascendentes (com 10 a 40 cm), frequentemente simples; folhas cordiformes, com margens serradas ou crenadas; flores (com corola, geralmente  purpúrea, bilabiada, com o lábio superior inteiro e o inferior com dois lóbulos com manchas mais ou menos escuras) agrupadas em inflorescências terminais formadas por verticilastros, muito próximos entre si, com um número variável de flores (6 a 16). 
Distribui-se por quase toda Europa, pelo Ocidente da Ásia,  Noroeste de África e Macaronésia, com excepção de Cabo Verde, mas entretanto introduzida noutras partes do globo, como a América do Norte,  por exemplo, onde se encontra naturalizada. 
Em Portugal  ocorre por todo o território do Continente. Alegadamente, não está presente nas regiões do Algarve, Baixo Alentejo e Minho.
Habitat: em sítios com alguma humidade e, designadamente, em terrenos relvados, pastagens, clareiras de bosques, terrenos incultos, mas também, frequentemente, nas bermas de estradas e caminhos. 
Floração: de Fevereiro a Julho.
(Local e data: Troviscal - Sertã; 11 - Março - 2010)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: