sábado, 17 de novembro de 2012

Marujinha (Montia fontana)






Marujinha (Montia fontana L.)
Erva anual, ou bienal, da família Portulacaeae, com caules (5-50 cm) ramificados nos nós inferiores, com ramos geralmente prostrados; folhas algo suculentas, sésseis, aproximadamente espatuladas, inteiras, opostas; flores diminutas,com 5 pétalas brancas, dispostas em cimeiras terminais e laterais, em qualquer caso, com poucas flores. 
Quanto à distribuição, é actualmente considerada como cosmopolita, estando, pois, presente em regiões de todos os continentes.
Em Portugal  é mais frequente no Centro e Norte do Continente do que no Sul.
Quanto ao habitat é uma espécie hidrófita (planta que se desenvolve em meio aquático) e helófita (planta que se desenvolve na lama). Não admira, pois, que surja junto de nascentes, nas margens e no leito de pequenas represas adjacentes, nas margens e no leito de cursos de água (em geral, fracos) como  regatos ou simples regueiros, onde aparece a formar mouchões ou tapetes que podem ser mais ou menos extensos, sendo, suponho, raro o caso de aparecerem exemplares isolados. 
Nas regiões onde ocorre esta espécie [que também é designada pelos nomes comuns de morugem; merugem; merugens e meruges (esta, a designação vulgar na minha região de origem)] é usada na confecção de saladas que são, por sinal, muito agradáveis pela sua frescura e que servem de excelente acompanhamento para pratos de carne grelhada de borrego ou cabrito. Fala, neste caso, a própria experiência como consumidor.
Floração: de Abril a Outubro.
(Local e data: Serra da Estrela; 08 - Junho - 2012)
(Clicando nas imagens, amplia)

1 comentário:

Rafael Carvalho disse...

Tem um ar apetitoso!
Se é comestível, há que experimentar.
Cumprimentos.