segunda-feira, 18 de julho de 2011

Silene nicaeensis


(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

(6)
(Silene nicaeensis All.)

Não é fácil para um leigo distinguir uma espécie, dentre as várias dezenas do género Silene que ainda ousam florir por estas bandas. Suponho, em todo o caso, confortado com o facto de não serem muitas as espécies do género que se atrevem a implantar-se nas areias do litoral, que não estarei errado se disser que a espécie reproduzida nas imagens supra dá pelo nome de científico de Silene nicaeensis All., designação que, baseado neste site, suponho ser equivalente à de  Silene niceensis All., adoptada por alguns autores.
Trata-se duma planta herbácea anual, da família Caryophyllaceae, hirsuta, gandulosa-viscosa, amante do sol e das areias das praias que é onde tem o seu habitat. 
Distribui-se pelo litoral da Região Mediterrânica Ocidental e da Grécia. Em Portugal encontra-se desde o Minho ao Algarve. No local onde a fotografei, a espécie, ao contrário do que tenho lido em relação à sua presença em território português, é muito abundante .
Floresce de fevereiro a julho.
(Local e datas: Praia da Fonte da Telha - Almada; 21 - março - 2011 (fotos 1, 4, 5 e 6); 4 - maio - 2011 (fotos 2 e 3)
(Clicando nas imagens, amplia)

2 comentários:

Carlos Venade disse...

De todos os livros de botânica que tenho somente a "A Flora de Portugual" de A. Xavier Coutinho se refere a esta espécie como Silene nicaensis. Parece que as obras mais recentes preferem S. niceensis. O que é estranho é que nestas a designação anterior não aparece como sinónimo

Francisco Clamote disse...

Não é caso único, mas, de facto, parece prevalecer a designação "S. niceensis". Embora graficamente os epítetos "niceensis" e "nicaeensis" sejam diferentes, oralmente não se distinguem, visto que se pronunciam da mesma maneira. Em todo caso, não há dúvida que as duas designações se referem à mesma espécie e curiosamente, a Flora Iberica, até enquadra a "Silene niceensis" no Sect. 4 subordinado à epígrafe "Nicaeenses".
Uma das designações é certamente uma gralha. Qual delas é que não sei. Supondo eu que o epíteto atribuído está relacionado com a antiga cidade de Niceia, julgo que o epíteto correcto deveria ser "nicaeensis" visto que Niceia em latim é designada por "Nicaea". Tal não significa porém que essa tenha sido a opção do descritor Carlo Allioni (All.)