domingo, 12 de setembro de 2010

Teca (Tectona grandis)

(Folhas e flores)

(Frutos)
A Teca (ou Teca-da-Índia, segundo o Portugal Botânico de A a Z) árvore da família Lamiaceae (que dá pelo nome científico de Tectona grandis L. f. )  é originária das florestas das regiões de monção existentes em todo o sul e sudeste da Ásia e, designadamente, da Índia, Malásia, Laos e Tailândia. Actualmente é cultivada noutras regiões tropicais e subtropicais para aproveitamento da madeira que é muito apreciada, devido à sua durabilidade e  leveza relativa, sendo utilizada, principalmente, na construção naval e no fabrico do mais diverso mobiliário.
(Fotografias obtidas em Goa (antigo Estado Português da Índia) em 26 de Agosto de 2010, em pouco boas condições devido à chuva própria da estação de monção, chuva que, além do mais, impossibilitou a obtenção de imagens publicáveis abrangendo a planta na sua totalidade.)
(Clicando nas imagens, amplia)

1 comentário:

Agrosolo disse...

Planta altamente tolerante a mudanças drásticas do clima e meio ambiente. Não tolera geadas. Tem uma capacidade enorme de emitir novos brotos aumento assim o custo de uma produção para o setor moveleiro.