quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Marmeleiro-da-índia (Aegle marmelos)




Mantido aqui no "Botânico Aprendiz" um já longo silêncio, em resultado de uma visita de estudo que me levou até à Índia, parece-me adequado dar continuidade aos trabalhos, com a publicação duma planta que encontrei naquelas paragens. Trata-se da  Aegle marmelos (L.) Corrêa, designada entre nós por Marmeleiro-da-índia, Marmeleiro-de-bengala, ou Sirifoles (Cfr. Portugal Botânico de A a Z)  planta  da família Rutaceae que cresce espontaneamente em florestas secas do sul e do centro da Índia, do sul do Nepal, bem como do Sri Lanka,  Myanmar,  Paquistão,  Bangladesh, Vietname, Laos, Cambodja  e Tailândia, países onde é igualmente cultivada como árvore de fruto, cultivo entretanto alargado a outros países asiáticos.
Os seus frutos podem ser consumidos depois de secos ou em fresco, sendo, neste caso, aproveitados para o fabrico de sumos.
(Curiosamente, o autor responsável pela reclassificação da planta foi um português, José Francisco Correia da Serra, também conhecido nos meios científicos da época por Abade Correia da Serra. Residirá, porventura, nesse facto, a explicação para a atribuição à espécie do qualificativo, bem português, "marmelos". Isto digo eu, pondo-me a inventar.)
(Local e data: Agra - Índia; 21-Agosto-2010)
(Clicando na imagem, amplia)

5 comentários:

Unknown disse...

Queridooooo!!! Me ajude a encontrar uma muda desse Marmeleiro indiano encarecidamentee!!!! Gratidãoo!

Francisco Clamote disse...

Tenho muita pena, Apsaras, mas não lhe posso valer. A fotografia foi obtido lá bem longe. Na Índia, como pode ler, no texto do "post". Sorry.

tunico severo disse...

tenho um marmeleiro. preciso ajuda para reprodução!

Unknown disse...

Tenho marmelos da índia em casa gostaria de saber como se faz o doce pois ele tem muito acido alguem pode me ajudar obrigado!

MacBubols disse...

Oi Mari Basilio! Já descobriu como fazer doce? Tenho um marmeleiro aqui em Herval/Rio Grande do Sul/ Brasil - e este ano vai dar bastante marmelo ( o marmeleiro já tem mais de 50 anos)
Antonio Bubols