sábado, 20 de março de 2010

Erva-toira-do-egipto (Orobanche aegyptiaca) (?)

(Planta)

(Pormenor)
Esta planta foi fotografada, há dois dias, num terreno inculto nas proximidades do Convento dos Capuchos, concelho de Almada, por entre vegetação rasteira em que predomina o "Chorão-da-praias" (Carpobrotus edulis), que suponho será a planta hospedeira, pois a planta fotografada é, sem dúvida,  do género Orobanche, (família: Orobanchaceae) plantas que são conhecidas, entre nós, pelo nome comum de Erva-toira e que, como é sabido, parasitam outras plantas para se desenvolverem e sobreviverem. Já quanto à espécie, embora considere que se trata da Orobanche aegyptiaca Pers., tenho as minhas dúvidas, porque nos locais que costumo consultar não a encontrei referenciada como fazendo parte da flora portuguesa. À falta de designação em português vernáculo, por mim conhecida, e pressupondo que se trata, na verdade, da Orobanche aegyptiaca, entendi por bem, socorrendo-me do inglês Egyptian Broomrape  e do Francês Orobanche égyptienne atribuir-lhe o nome de Erva-toira-do-egipto.
Actualização:
Em resposta às minhas dúvidas sobre a espécie da planta aqui reproduzida, informa-me a Anabela, no comentário a este "post", que de acordo com as fotografias do sítio para que remete o primeiro "link" do seu comentário, não se trata da Orobanche aegyptiaca, mas sim da Orobanche ramosa L., conhecida entre nós, pela designação de Erva-toira-ramosa. Estou em crer que tem razão. E, assim, lá se vai a minha "descoberta"!
Os meus agradecimentos, Anabela.
Entretanto, com surpresa, descobri hoje,  em passeio pelo Parque da Paz, em Almada, que há por lá grande profusão destas plantas. E eu, que passo por lá com frequência, nunca as vira!
(Clicando nas imagens, amplia)

3 comentários:

Anabela disse...

aqui diz que é erva toira ramosa

E aqui não tem flores :) tem uma melodia para acompanhar a vista no seu blogue

Bom fds

Francisco Clamote disse...

Obrigado, Anabela, pela colaboração e pela melodia.De facto, pelas fotografias do primeiro "link" parece tratar-se da Erva-toira-ramosa (Orobanche ramosa L.) Não tenho em todo o caso a certeza, porque a "Orobanche aegyptiaca" é, pelo menos, muito parecida. Vou ainda dormir sobre o assunto. Abraço.

Anabela disse...

às vezes acontece-nos passarmos mesmo ao lado da poesia. Não é o seu caso :)
Bom dia