(Pormenor da planta com flores e frutos)
A Bolsa-de-pastor [Capsella bursa-pastoris (L.) Medik. Sin: Bursa pastoris Hill; Bursa pastoris Hill var. rubella Samp.; Capsella bursa-pastoris (L.) Medik. subsp. rubella (Reut.) Hobk.; Capsella rubella Reut.; Thlaspi bursa-pastoris L.; Capsella bursa-pastoris (L.) Medik. subsp. rubella (Reut.) Hobk.; Capsella bursa-pastoris (L.) Medik. var. rubella (Reut.) P. Cout.; Capsella bursa-pastoris (L.) Medik. var. macrocarpa Albert] é uma planta cosmopolita, da família Brassicaceae, sendo considerada originária da Europa e da Ásia, onde surge espontânea, quer em terrenos cultivados, quer incultos e mesmo em áreas humanizadas (em entulhos, taludes e à beira de caminhos). Em Portugal, distribui-se por todo o território.
Esta planta é usada em fitoterapia sendo o seu uso indicado em casos de atonia uterina e para pessoas com tendência para hemorragias. É contraindicada em caso de gravidez e para pessoas com hipertensão arterial.
As folhas da base dispostas em forma de roseta junto ao solo, são, ao que se afirma, comestíveis e usadas, quer cozidas, quer em saladas. Pessoalmente nunca fiz a experiência.
1 comentário:
Eis uma velha conhecida! Só desconhecia que era utilizada na alimentação.
:)
Enviar um comentário